quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Cegos

Vou aproveitar o gancho de uma amiga que escreveu sobre cegueira pra narrar uma pequena pérola do cotidiano. Fim de expediente e a esplanada cheia, como sempre. Os carros parecendo animais fugindo do apocalipse. Dentro de cada um deles um par de olhos entre assustados e absortos; e o ar tão seco que o suor provocado pelo acúmulo de gente no ônibus me alivia um pouco. Como sempre, eu nunca consigo ir sentado até a rodoviária, pois o ônibus já vem lotado. De qualquer forma, se por um lado é um saco ir em pé, por outro consigo me divertir escutando conversas alheias e imaginando o pensamento das pessoas.
Do meu lado, sentados, vão dois cegos do tipo “tradicional”, bengala dobrável na mão e o olhar de quem está pensando ou lembrando, ligeiramente voltado pra cima. Fico por ali (até mesmo porque não tenho, no ônibus, muito lugar pra onde ir) e “grampeio”, sem autorização, a conversa dos dois que, aparentemente, falavam sobre algum concurso.
— Matemática financeira tá no edital.
— É, eu vi.
— Lógica também.
— É, eu vi isso também.
Obviamente, fiquei surpreso com aquele diálogo repleto de referências visuais. Quase me escapou na hora um “como assim, ‘eu vi’; cê né cego, cara?!”, mas fiquei calado, o que me possibilitou fechar minha incursão pela vida alheia com chave de ouro, nos seguintes termos:
— É, não sei se da nossa sala passa muita gente — continuou o primeiro cego.
O outro olha pra cima, como se observasse um anjo, e completa:
— É...pra mim, só vai passar a gordinha do cachorro branco...
Chego na rodoviária, os dois descem e eu fico no ônibus. Concluo, sem muita pieguice ou correção política, que os cegos vêem, ao contrário de mim que, até aquele dia, não tinha visto nenhum...

4 comentários:

jeanzao disse...

É...o pior cego é aquele que não quer ver..., não é o caso de nenhum desses dois rsrsr!

salamandra disse...

e isso é o que mais me agrada nos deficientes visuais: eles vêem além do que está externado...

Tati disse...

Esse povo tinha que tá no livro do Saramago...

Anônimo disse...

Endosso seu amigo Jean.. o pior cego é aquele que não quer ver!! esse comentario pertinente mostra o quanto eles veem mais alem do que realmente aparenta!